tradutor


segunda-feira, 13 de junho de 2011

123° ANIVERSÁRIO DE FERNANDO PESSOA

Maria Betânea declama Fernando Pessoa  e as pinturas são de Luiza Caetano uma pintora naif de Portugal. As pinturas são lindas e ninguém melhor que ela pra retratar esse poeta universal de alma portuguesa.
Como adoro todos os seus poemas escolhi essa: "Todas as cartas de amor são ridículas" já que hoje também  é dia de Santo Antônio. E assim também quem não conhece a obra de Luiza pode se deliciar com elas.
Todas as Cartas de Amor são Ridículas
 
       Todas as cartas de amor são
       Ridículas.
       Não seriam cartas de amor se não fossem
       Ridículas.        Também escrevi em meu tempo cartas de amor, 
       Como as outras,
       Ridículas.
       As cartas de amor, se há amor, 
       Têm de ser
       Ridículas.
       Mas, afinal,
       Só as criaturas que nunca escreveram 
       Cartas de amor 
       É que são
       Ridículas.
       Quem me dera no tempo em que escrevia 
       Sem dar por isso
       Cartas de amor
       Ridículas.
       A verdade é que hoje 
       As minhas memórias 
       Dessas cartas de amor 
       É que são
       Ridículas.
       (Todas as palavras esdrúxulas,
       Como os sentimentos esdrúxulos,
       São naturalmente
       Ridículas.)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A DESPEDIDA DE RONALDO FENÔMENO


Sempre vi o futebol como arte-esporte. Os jogadores dançam em campo numa pefeita harmonia fazendo a bola voar. Às vezas fico vendo mais a dança do que o jogo e também gosto de observar reações de jogadores e torcedores. Todas as emoções estão à flor da pele no campo.
 Mas nesta terça- feira  acabei assistindo o jogo só pra me despedir também de Ronaldinho. Desde o dia que ele deu a entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria  fiquei a pensar nas nossas perdas. Dele, nossa, de todo mundo. Quem depende do corpo de atleta pra ganhar a vida, modelos, esportistas, bailarinos e outros, têm que se despedir mais cedo. A cabeça pode ser jovem mais o corpo não acompanha mais. Chega uma hora na vida da gente que isso vai acontecer. Pra quem faz sucesso no mundo inteiro é muito pior. A dor deve ser muito grande. Maior que toda glória, todos os aplausos recebidos. E esse menino não foi deixando os campos assim não. Ele lutou, aguentou críticas, bombardeios de todo lado, dor física e dor na alma. Aguentou como um herói. E saiu de cabeça erguida por ser um vencedor. Se errou? Quem não erra? Mas o Ronaldinho não podia errar. Se engordou? E daí? Mas um ídolo não podia engordar. E a torcida,contra e a favor, vai jogando pétalas e veneno que é assim que acontece pra quem está dentro da arena.
Quando o vi entrando em campo pra dizer adeus veio à tona todas as nossas despedidas. Quantas vezes temos que dizer adeus pra nunca mais. Depois vem um vazio maior que o campo de futebol que cisma em ocupar o coração da gente. Mas, de repente, não se sabe de onde, talvez venha do céu, talvez Deus, o maior dos jogadores, joga pra nós uma  nova bola. Aí não tem jeito temos que segurá-la. Se não podemos mais chutar, temos que levar com as mãos ou arrastá-la de novo ao gol. É assim que é. É assim a nossa vida.
Ronaldinho não estava só naquela caminhada de despedida. Atrás dele estávamos todos nós carregando as nossas perdas. Chorei e o Brasil também chorou com ele.

terça-feira, 7 de junho de 2011

"AH NÓIS AQUI TRÁ VEIZ"




Dessa vez consegui tirar mais fotos dos tucanos de bico verde. Um casal. Algumas ficaram embaçadas por conta do zoom. Bem cedinho escuto um gruuu gruuu são eles. Não são lindinhos?  Fico emocionada toda vez que eles aparecem. É que pra mim as aves são presentes de Deus pra diminuir a nossa tristeza. Deus vê que  muitas vezes nossa vida está meio cinzenta, então ele joga lá de cima uma ave  bem colorida pra ver se a gente consegue pegar um pouco de suas cores e colocar na vida da gente. E sabe que dá certo?
Reparto com vocês essa cores!