tradutor


domingo, 22 de maio de 2011

FAZENDO ARTE NA COZINHA: Fava verde com frango


Se me mandarem às favas vou com todo prazer. Foi o que fiz essa semana: fui atrás de favas frescas pra fazer um prato que adoro! Muita gente aqui da minha regiaõ ( sul de Minas), da zona rural, colhe favas nessa época do ano e vende em saquinhos nas ruas, ou encontramos com facilidade nos mercadinhos da cidade. Eu fui direto nos pés pra colher bem fresquinhas. Depois temos que debulhar uma por uma. É bem artesanal e trabalhoso, mas compensa. E com o frio que está fazendo é uma delícia.
Bem,chega de papo e vamos a receita. Fiz um prato menos calórico, com peito de frango, que ficou tão bom quanto o outro com bacon, costelinha, etc.

Ingredientes:
1 1/2 kg de fava verde fresca;
um peito de frango em cubos;
1/2 kg de linguiça defumada;
2 cebolas médias;
2 pimentas dedo de moça sem os carocinhos;
pedacinhos de gengibre;
pasta de alho e alho picadinho;
colorau;
tempero verde;
louro;
sal a gosto
       Modo de Fazer:
Existem várias qualidades de favas. Uma bem graúda que é menos amarga e a mais miudinha mais amarga. Se for fazer a mais graúda podem ferventá-las uma vez, jogar a água fora para depois cozinhar.  Se as favas forem menores devem ferventá-las umas três vezes, jogar a água fora antes do cozimento até sair o amargo. À parte refoga o peito de frango picadinho em cubos e deixa cozinhar um pouco. Coloca a fava pra cozinhar  como feijão (não precisa usar a panela de pressão) e, quando tiver quase cozida, faz um refogado em outra panela com cebola, sal com alho, pimenta e coloca os pedaços de linguiça e o frango. Coloca os demais temperos e a fava . Deixa terminar o cozimento para engrossar um pouco o caldo. Depois é só servir com arroz branco. Hummmm! Uma delícia! Podem variar os ingredientes: trocar o frango por costelinha de porco, bacon, etc.( pra quem pode)

Em tempo: se comprarem a pimenta dedo de moça, inteira, cuidado pra não pegar nas sementinhas sem luvas. Elas queimam e, mesmo lavando as mãos, se você coloca a mão no rosto, por exemplo, queima o rosto . Experiência própria. O ardor da pimenta custa a sair das mãos.








Um comentário:

  1. Achei ótima a receita?
    Você saberia me dizer aonde posso encontrar estas favas aqui em São Paulo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir