tradutor


quinta-feira, 9 de junho de 2011

A DESPEDIDA DE RONALDO FENÔMENO


Sempre vi o futebol como arte-esporte. Os jogadores dançam em campo numa pefeita harmonia fazendo a bola voar. Às vezas fico vendo mais a dança do que o jogo e também gosto de observar reações de jogadores e torcedores. Todas as emoções estão à flor da pele no campo.
 Mas nesta terça- feira  acabei assistindo o jogo só pra me despedir também de Ronaldinho. Desde o dia que ele deu a entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria  fiquei a pensar nas nossas perdas. Dele, nossa, de todo mundo. Quem depende do corpo de atleta pra ganhar a vida, modelos, esportistas, bailarinos e outros, têm que se despedir mais cedo. A cabeça pode ser jovem mais o corpo não acompanha mais. Chega uma hora na vida da gente que isso vai acontecer. Pra quem faz sucesso no mundo inteiro é muito pior. A dor deve ser muito grande. Maior que toda glória, todos os aplausos recebidos. E esse menino não foi deixando os campos assim não. Ele lutou, aguentou críticas, bombardeios de todo lado, dor física e dor na alma. Aguentou como um herói. E saiu de cabeça erguida por ser um vencedor. Se errou? Quem não erra? Mas o Ronaldinho não podia errar. Se engordou? E daí? Mas um ídolo não podia engordar. E a torcida,contra e a favor, vai jogando pétalas e veneno que é assim que acontece pra quem está dentro da arena.
Quando o vi entrando em campo pra dizer adeus veio à tona todas as nossas despedidas. Quantas vezes temos que dizer adeus pra nunca mais. Depois vem um vazio maior que o campo de futebol que cisma em ocupar o coração da gente. Mas, de repente, não se sabe de onde, talvez venha do céu, talvez Deus, o maior dos jogadores, joga pra nós uma  nova bola. Aí não tem jeito temos que segurá-la. Se não podemos mais chutar, temos que levar com as mãos ou arrastá-la de novo ao gol. É assim que é. É assim a nossa vida.
Ronaldinho não estava só naquela caminhada de despedida. Atrás dele estávamos todos nós carregando as nossas perdas. Chorei e o Brasil também chorou com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário